top of page

Emdec estuda mudanças nos ônibus dos Amarais, Padre Anchieta e Sousas

  • Foto do escritor: Campinas Maravilhosa
    Campinas Maravilhosa
  • 13 de jan.
  • 2 min de leitura


A Emdec pretende promover mais mudanças no transporte coletivo de Campinas antes mesmo da licitação para escolher as novas empresas acontecer.

A informação foi revelada nas respostas feitas às propostas feitas na consulta pública que durou três meses.



Ao todo, foram 388 questões, que debateram mais sobre as questões do transporte de hoje, que vai deixar de ser como é da forma que a gente conhece, do que eventualmente sugestões mais efetivas para o novo sistema.


Uma das alterações que a Emdec pretende promover é na região da Vila Padre Anchieta. Hoje, todas as linhas que saem do terminal vem para o centro, passando por diferentes bairros, além das linhas que ligam o Padre Anchieta a Barão Geraldo, a linha que vem do Parque Santa Bárbara e vai até o Hospital de Clínicas, da Unicamp, e a que vai até o Shopping Iguatemi, também passando pelo centro.


Em uma das respostas sobre a situação atual do atendimento do distrito, a empresa afirma discutir a possibilidade de troncalização das linhas. Ou seja, fazer os ônibus circularem dos bairros a um terminal, e do terminal sairem outras linhas para os demais destinos.

Há duas semanas, o presidente da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas, publicou nas redes sociais uma imagem de uma reunião para discutir a viabilidade de implantação de um terminal de ônibus no Parque Santa Bárbara.


A Emdec confirmou à Campinas Maravilhosa que faz estudos para um novo terminal na região. O problema, analisando o atual cenário da cidade, é que um terminal no Parque Santa Bárbara seria pouco efetivo para melhorar o transporte, já que o principal gargalo é na Rodovia SP-101, que tem congestionamentos constantes nos horários de pico.


Outra região que também está no radar da Emdec é a dos Amarais. Já houve uma tentativa de troncalização com a inauguração da Estação Amarais, em 2009. Mas, a falta de infraestrutura para os motoristas e a falta de um reforço na considerada linha principal, que é a 316, fez com que as reclamações se multiplicassem. Hoje, linhas que atendem ao CDHU, Jardim Mirassol, Vila Olímpia, Vila Esperança e Jardim São Marcos vão todas ao centro, sobrecarregando o trânsito no Corredor Central.


Existe a proposta de retomar os seccionamentos de linhas na estação, mas, assim como no Santa Bárbara, depende da construção de toda uma estrutura capaz de comportar essas alterações. E o problema é realmente saber se há dinheiro suficiente para isso.

Finalmente, em Sousas, já existe a Estação de Transferência, mas que é utilizada por apenas uma linha de bairro. As demais circulam até o centro.


Em uma das respostas sobre a situação específica do distrito, a Emdec afirmou que está finalizando uma proposta para a alteração da rede atual, que será divulgada “logo”.

A Campinas Maravilhosa apurou que a idéia é unificar alguns itinerários, como já acontece com o atendimento ao Jardim Botânico e Joaquim Egídio aos finais de semana, e já começar a proposta de fazer conexões no Shopping Iguatemi, que é o que deve acontecer quando a nova licitação for feita.

Comments


Campinas Maravilhosa

bottom of page