Revitalização da Avenida Campos Sales, em Campinas, começará pela rede elétrica e CPFL prevê prepara
- Campinas Maravilhosa
- 13 de jan.
- 2 min de leitura
Primeira etapa será de preparação da rede aérea, que passará por aterramento a partir de 2023. Emdec previa início em agosto, quando projeto foi simplificado.

A Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL), concessionária responsável pela distribuição de energia em Campinas (SP), prevê iniciar ainda neste mês a preparação da rede elétrica da Avenida Campos Sales, que será aterrada como parte da revitalização da via. O projeto, anunciado em dezembro de 2021 pela prefeitura, contempla uma série de intervenções, como rampas de acessibilidade e piso tátil, iluminação urbana, faixa exclusiva para ônibus do lado esquerdo e ciclofaixa.
Em agosto deste ano, mês em que a obra estava prevista para começar, a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) informou que o projeto foi simplificado. Além disso, reforçou que a conclusão da revitalização ocorrerá no ano que vem. A empresa também afirmou que as obras previstas para 2022 não vão gerar interdições para evitar que o comércio seja prejudicado. "A primeira etapa do projeto contemplará as obras de menor impacto. Neste ano, a CPFL realizará as obras que envolvem a fiação aérea. Não haverá, portanto, fechamento da via nesta etapa", informou a Emdec. " A abertura de valas, com enterramento das redes e requalificação das calçadas, não será feita pela Emdec, mas pela CPFL e empresa de telefonia no início de 2023", completou. Já a CPFL informou que não é possível detalhar a data de término das obras, "que estão programadas para ocorrer ao longo do próximo ano".

O que será feito
A revitalização da Campos Sales acompanha a proposta da prefeitura de repaginar o Centro de Campinas. Ainda na gestão Jonas Donizette (PSB), a Avenida Francisco Glicério passou por obras.
No caso da Campos Sales, estão previstos o enterramento de fiação, rampas de acessibilidade e piso tátil, iluminação urbana, faixa exclusiva para ônibus do lado esquerdo e ciclofaixa.
Além da exclusiva para ônibus, o projeto conta com duas faixas para carros e motos. O pavimento em frente aos pontos de ônibus será reforçado para evitar ondulações. Há, ainda, a possibilidade da instalação de faixas de pedestres elevadas.
Comments